CTMD ESHOP tem terceira melhor marca da historia; vendas crescem 14%

O CTMD ESHOP divulgou no dia 31/12 o balanço financeiro de 2017 que apontou tendência de crescimento no setor de varejo. A empresa Paulista cresceu 14% em 2017, acima do esperado pela Diretoria. A previsão inicial era para um crescimento de 8% a.a, mas em Junho de 2017 esse índice foi reajustado para 10%, e fechou o ano em 14,11%. O destaque do ano anterior é para o crescimento das vendas para outros Estados. As vendas para fora de São Paulo atingiram 55%, ante 33% do ano anterior. Mas São Paulo continua sozinho respondendo por quase metade do Market da empresa. Em seguida estão os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Acre, Rondônia e Sergipe foram os únicos Estados que não efetuaram compras em 2017. As pessoas físicas continuam respondendo por mais de 85% das compras, apesar do ticket delas ser menor. Mais de 90% dos pedidos foram realizados por novos clientes. Pelo menos 160 mil consumidores ingressaram na base de dados no último ano. A empresa Paulista manteve a posição de 9ª colocada no ranking de vendas dos maiores e-commerces brasileiros e bateu um novo recorde de audiência na web. É a 8ª loja online mais acessada e pesquisada pelos consumidores registrando um crescimento de 28% de R.O.I . Para 2018 a expectativa de crescimento é de 23% a.a. Confira acima o gráfico que mostra a evolução do dos ativos financeiros a partir da medição histórica de 2012.

O QUE ESPERAR DE 2018?
Para 2018, há um leve expectativa de melhora. "A situação vai depender muito de como o Brasil vai lidar com a questão da instabilidade política", afirma Sandra Radassi, Diretora Comercial do CTMD ESHOP. "O mercado é muito volátil ao que acontece em Brasília. Neste final de ano o governo adotou várias medidas para fomentar a economia, como a promessa de redução dos juros do cartão de crédito, injeção de saldo do FGTS, e regularizou a prática de diferentes preços no comércio. Essas medidas são essenciais para o comércio varejista, mas só isso não basta. Há o risco de uma nova crise política em razão das eleições 2018, e isso preocupa os economistas", explica a Diretora.

NOVAS PLATAFORMAS
Para assegurar o crescimento em momentos de crise, o CTMD ESHOP não poupa esforços. Em 2018 deve entrar em operação 02 novas plataformas que podem aumentar em 25% o números de pedidos no varejo. "Vamos lançar 02 novas plataformas que estão sendo desenvolvidas há cerca de 02 anos e que são fruto de muito trabalho e de parcerias. Acreditamos que essas plataformas vão aumentar exponencialmente as vendas do CTMD ESHOP", afirma o Gerente de Infraestrutura em Tecnologia da Informação, Fernando Alencar. Com exceção de 2012, a empresa registra um crescimento médio de 23% ao ano. Segundo a ComScore, a loja paulista também saltou da 12ª posição para o 11º lugar no ranking das maiores varejistas brasileiras, ultrapassando a Kalunga.

ALGUNS NÚMEROS
O Estado de São Paulo continua liderando o ranking de compras do CTMD ESHOP. Em 2017, cerca de 55% das vendas foram enviadas para o Estado mais rico do Brasil. Quando comparado às outras regiões, o Sudeste responde por quase 70% das vendas do e-commerce, seguido pela região Sul com 12%. Em terceiro lugar esta a região Nordeste, com destaque para o Estado da Bahia. As outras três regiões brasileiras respondem por pouco menos de 08%. Os dados também mostram que o e-commerce é realmente um fenômeno. O setor cresceu 14% em comparação com o varejo físico, que apresentou crescimento de pouco mais de 04%. Em relação às vendas, os setores de Eletrodomésticos, Eletrônicos, Esporte & Beleza, além do setor de móveis continuaram liderando os itens mais vendidos em 2017, com mais de 40% dos pedidos. Os produtos mais vendidos em 2017 foram geladeiras, aparelhos de som, móveis e produtos de beleza. O Ticket médio do consumidor manteve-se estavél em relação ao ano anterior: R$405,00. Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito teve aumento de 15%. Em 2012 as bandeiras respondiam por apenas 28% de todos os pagamentos feitos na loja. Mas desde o ano passado, o consumidor vem optando por pelo pagamento parcelado.

SEGUNDO SEMESTRE ACELERA VENDAS
O primeiro semestre de 2018 começou com boas expectativas. Janeiro costuma ser um mês fraco para o comércio, mas neste ano as vendas tiveram um aumento de 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. "O consumidor que compra em 10, 12x geralmente levará um tempo maior para restabecer o crédito, por isso é comum eles comprarem em um semestre, levarem o outro semestre todo pagando o parcelamento das compras", explica a Analista de Crédito e Cobrança do CTMD ESHOP, Juliana Alencar. O aumento de compras no mês de Janeiro, no entanto, confirma retomada do crescimento e a maior oferta de crédito no mercado, apontam os analistas.

Da redação em:
19.01.2018 às 14:17 p.m